vitaminas lipossoluveis
São essenciais para nossa vitalidade, vigor e energia diária. Como o nosso organismo não tem a capacidade de as sintetizar, temos que assegurar a sua ingestão através da alimentação. Cada vitamina desempenha funções específicas, e o excesso de uma vitamina não pode ser usado para compensar a falta de outra.
Vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídeos e não-solúveis em água. Para serem absorvidas, é necessária a presença de lipídios, além de bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas.
As vitaminas lipossolúveis são as vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. As vitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.
A carência severa de vitamina A origina cegueira noturna que pode evoluir para cegueira definitiva; "endurecimento" das mucosas dos tratos respiratório, gastrointestinal e urinário, dificultando a função de barreira protetora contra as infecções, e tem também efeitos negativos na pele .
A carência de vitamina D está na origem do raquitismo infantil,e em adultos (descalcificação do tecido ósseo com aumento da sustentabilidade e aumento do risco do aparecimento de osteoporose .
Na população em geral , são raras as carências de vitamina E ou K
Com uma alimentação diária equilibrada e variada, rica em legumes, hortaliças, frutas, cereais e seus derivados (preferencialmente os integrais), peixe, e quantidades moderadas de ovos, leite e seus derivados e carne, um adulto saudável conseguirá ingerir as quantidades de vitaminas lipossolúveis necessárias.