Resumo do texto de Antropologia A Abrangência da antropologia
2º ano – Noturno – Antropologia
Resumo – A Abrangência da antropologia
O começo do texto relata primeiramente sobre o que é “Antropologia”, em seu significado mais profundo e quais são suas ramificações e por qual definição surgiu. Sabemos que Antropologia vem do “anthropos= homem” e “Logos= estudo”, ou seja, estudo do homem ou poderemos dar o sentido de “lógica do homem”. A Antropologia segue o caminho dentro das ciências humanas, nascendo da Filosofia, bem próximas às outras áreas como Sociologia, e outras que se agrupam para estudar o homem e suas relações com o mundo. O total significado, abstrato, é entender o outro como igual a si mesmo. O ser como cultura.
A antropologia abraça a gama do homem como todo, em suas diferenças, porém, um mesmo ser da natureza, um ser igual. Esse pensamento pode ser mais bem verificado no tempo do Iluminismo, onde o ser humano passou a abrir sua mente para aquilo que é diferente de si para aproximar-se do outro, uma fase que revolucionou o homem a deixar de pensar em si, abrindo espaço para o conhecimento até então não descoberto. Reconhecendo a variedade do homem, sua cultura, seu modo de vida. Como Funari (2003) relata que “O Mesmo e o outro são o Mesmo”.
Segundo o texto, para ter esse pensamento é preciso “tomar distância de sua própria cultura” (FUNARI, 2003), e partir para compreender a cultura do outro, tirando seu preconceito. Há quem diga que a Teoria da evolução não está ligada à antropologia, o que é o contrário, o texto mostra com vários fatos de a Antropologia caminha junto com a Biologia. A Antropologia estuda o homem em todos os seus conceitos, não apenas cultura, mas como ele se adapta como ele se constitui de todos os sentidos em um ambiente, em uma época. Assim, podemos ver que a antropologia é uma ciência fidedigna, não apenas uma especulação do homem no sentido filosófico, mas biológico. Muitos antropólogos no Brasil são cientistas, sempre no objetivo de ampliar o