O que é antropologia, suas principais correntes teóricas e o seu papel no direito
CURSO DE DIREITO
RESUMO CRÍTICO
O que é Antropologia, suas principais correntes teóricas e o seu papel no Direito
Antropologia Jurídica
Gurupi
2008
Introdução
A Antropologia, apesar do pouco tempo como ciência formal, conquistou seu espaço entre as ciências pela abrangência de seus estudos sobre o se social. Ao propor o conhecimento completo do homem, a Antropologia, enquanto ciência, se caracteriza pelo tríplice aspecto: Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Biológica. Não destarte, o interesse da Antropologia está no homem por completo – o ser sociável, o ser histórico/cultural e o ser biológico – inserido num determinado tempo/espaço. Com efeito, esse homem com expressão global é o objeto de estudo da Antropologia. A evolução da Antropologia como ciência desenvolveu-se em consonância com a própria evolução das Ciências Humanas. Nesse sentido, as diversas temáticas de pesquisas forneceram um cenário diversificado de teorias e métodos de pesquisa. Diante das especialidades de discussão, a Antropologia se organiza em duas grandes áreas de estudo: Antropologia Física ou Biológica e a Antropologia Cultural.
Antropologia Física
A Antropologia Física tem com principal motriz as teorias evolucionistas. Não é por acaso que visa compreender o processo evolutivo pelo qual se originaram os homens modernos, dando ênfase nos aspectos biológicos e físicos referentes a este processo. Esse viés do estudo antropológico objetiva compreender a adaptabilidade e variabilidade observável na humanidade.
Antropologia Cultural
A Antropologia Cultural/Social busca compreender a alteridade sócio-cultural, ou seja, a apreensão da visão de mundo expressa pelos comportamentos, mitos, rituais, técnicas, saberes e praticas das sociedades. Nos seus primórdios, a Antropologia Cultural esteve intimamente ligada aos interesses do Estado, justificando e orientando práticas colonialistas. Essa