A MULHER DA REVISTA trabalho miriam
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIASHUMANAS
ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA: MYRIAM MORAES LINS DE BARROS
A MULHER DA REVISTA
ANÁLISE DAS FORMAS INDICADAS DE SER MULHER EM ARTIGOS PUBLICADOS EM DUAS REVISTAS DIRIGIDAS AO PÚBLICO FEMININO ADULTO.
ALUNOS: RAPHAEL VIANNA FERNANDES BEZERRA DA SILVA
2009 / 1
RIO DE JANEIRO
INDICE
APRESENTAÇÃO
03
OBJETIVO
04
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
04
ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO
05
CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar ideais de feminilidade em artigos publicados em duas revistas dirigidas ao público feminino adulto, considerando aspectos ligados à sexualidade, estilo de vida e às relações entre gêneros. O estudo proposto possui caráter qualitativo, sendo a pesquisa realizada através de matérias extraídas de dois exemplares das revistas Marie Clarie e Claudia, sendo ambas as edições do mês de junho do corrente ano.
É possível observar que na atualidade os meios de comunicação tem tido grande avanço, percorrendo com velocidade grandes territórios, alcançando públicos variados e com diferentes produtos.
“A mídia, na atualidade pode ser considerada uma forma de poder simbólico em conjunto com outras formas de poder, seja ele econômico ou político. Os meios de comunicação podem ser vistos como propagadores de ideologias das camadas dominantes, além de serem reprodutores de jogos de poder que podem aquilatar ou estigmatizar determinados valores ou mesmo segmentos sociais (Thompson, 2002). Estendendo-se por ideologias, nesse caso, os conjuntos de significados e sentidos existentes na vida social que atuam como corpos de idéias de determinados grupos ou camadas sociais; conjunto de crenças orientadas para a ação; e como veículo pelo qual as pessoas entendem os