Entre a bela e a bancária: Trabalho feminino entre as décadas 1960-1980
TRABALHO BANCÁRIO FEMININO NAS DÉCADAS DE 1960-1980
RESUMO
Historicamente as mulheres foram retratadas por outros. Elas não falavam de si. O presente trabalho trata, sobretudo, de mulheres que falaram de si. Tem como fonte principal depoimentos de oito mulheres que exerceram a profissão de bancária entre as décadas de 1960 a 1980 na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. É também um exercício de reflexão da história das trabalhadoras bancárias, da história das mulheres.
Palavras-chave: Mulheres. Memórias. Bancárias. Beleza. Relações de poder.
BETWEEN THE "BEAUTIFUL" AND THE "BANK"
WORKING WOMEN IN DECADES OF BANKING 1960-1980
ABSTRACT
Historically, women have been portrayed by others. They did not speak for themselves. This paper deals primarily with women who talk about themselves. Has as its primary source testimony of eight women who exercised the profession of banking between the decades from 1960 to 1980 in Florianopolis, Santa Catarina. It is also a reflection of the history of women banking women's history.
Keywords: Women. Memories. Bank. Beauty. Power relations.
Introdução
A historiografia por muito tempo considerou as mulheres como pertencentes à História do Homem. Ainda hoje, parece que incluir as mulheres nos processos históricos significa tratar apenas de uma “História das mulheres” e não da História enquanto ciência histórica legitimada desde o século XIX. Isso talvez se deva à antiguidade e, ao mesmo tempo, ao conservadorismo da disciplina, em que é recente o reconhecimento de que não existe um sujeito universal único, mais especificamente, de que o homem não representava o sujeito universal da História. Foi apenas no século XX, o século da “revolução das mulheres”, que elas passaram a contar e a se tornar sujeito de sua própria história. Compartilhando desta “revanche histórica”, este artigo trata de mulheres que falaram de si, de