A moeda
Alexandra Soares nº2 9ºG
Luana Pombo nº11 9ºG
Troca direta*
A troca directa é realizada entre produtores já especializados, sem intermediários.
Quando as populações começam a especializar-se nas suas actividades e produzem excedentes trocam entre si produtos diferentes de que necessitam.
Troca indireta*
A troca indirecta é realizada através dum acto de compra e venda por intermédio duma unidade de medida, de que resultou o aparecimento dum equivalente geral, o dinheiro, e posteriormente a criação da moeda. O acto de troca é dividido em duas fases: na primeira, a mercadoria é cedida contra o dinheiro; na segunda, utiliza-se o dinheiro assim obtido para trocar por outra mercadoria.
Moeda*
Moeda é o meio pelo qual são efetuadas as transações monetárias. É todo ativo que constitua forma imediata de solver débitos, com aceitabilidade geral e disponibilidade imediata, e que confere ao seu titular um direito de saque sobre o produto social.
Funções da Moeda*
Diariamente utilizamos a moeda para pagar bens e serviços que necessitamos e como todos os bens são expressos em moeda única é simples compararmos o valor de cada um deles.
Habitualmente distinguem-se as três funções desempenhadas pela moeda numa economia que são elas:
Meio de pagamento ou instrumento de troca
Unidade de conta ou medida de valor
Instrumento reserva de valor
Funções da Moeda*
Meio de pagamento ou instrumento de troca: Serve nos actos de compra e venda funcionando como meio intermediário das trocas, desde que a quantidade de moeda permita alcançar qualquer bem ou serviço, bem como liquidar qualquer divida.
Exemplo: Pagamento da conta do telefone.
Unidade de conta ou medida de valor: O escudo em Portugal era a unidade de medida que permitia estabelecer o valor dos bens em relação aos outros, hoje em dia denomina-se pelo Euro.
Sabendo o preço de um bem, fazendo as contas sabe-se o valor total dos bens adquiridos. Exemplo: Um