musical
Consiste em determinar sob uma tensão normal qual a tensão de cisalhamento capaz de provocar ruptura de uma amostra de solo colocada dentro de uma caixa composta de duas partes deslocáveis entre si. Duas pedras porosas, uma superior e outra inferior, permitirão a drenagem da amostra, quando esta for a técnica de ensaio usada.
O ensaio pode ser executado sob tensão controlada ou sob deformação controlada.
Repetindo-se o ensaio para outros corpos de prova obtêm-se um conjunto de pares de valores para determinação do gráfico contendo a envoltório de resistência.
b-Cisalhamento triaxial
Os testes triaxiais são realizados para estudar a resistência do solo. São mais perfeitos que os ensaios de cisalhamento direto e os mais usados. São realizados em aparelhos especiais, constituídos por uma câmara cilíndrica de parede transparente, no interior da qual se coloca a amostra, envolvida por uma membrana de borracha muito delgada . A câmara cilíndrica é cheia de água deaerada. A amostra é submetida à pressão da água e cargas axiais adicionais são aplicadas a seus extremos através de um pistão. Esta carga é aumentada até que a amostra se rompa. Em cada teste 3 ou mais corpos são ensaiados cada um sob diferentes pressões do fluido.
Controle de pressão
Controle de pressão
A tensão total é medida através de ensaios rápidos ou sem drenagem, em que a pressão da água não é medida ou um pouco mais lentos para que a pressão possa ser medida. A medição da Tensão efetiva exige um ensaio mais complexo em que diversos parâmetros podem ser avaliados. São os ensaios lentos, com drenagem – aplicáveis a areias e argilas. Em geral,o corpo de prova é adensado antes de ser submetido a ruptura.
Ensaio Triaxial - Ensaios em curso
Ensaio Triaxial – Ensaios em curso
Determinando-se pares de tensões correspondentes a rupturas de diversos corpos de prova ensaiados (3 ou 4 cp’s) , traçam-se os respectivos círculos de Mohr. Em seguida, é realizado