a moeda a inflacao
Se olharmos para a historia veremos que, no surgimento da sociedade já se praticava as movimentações econômicas, o comercio, a troca de bens e serviços era natural entre a população.
Com a evolução do pensamento econômico e a necessidade de expansão das atividades econômicas, foram surgindo organizações, políticas, e movimentações cada vês mais avançadas em torno da economia.
Estudaremos com detalhes a evolução de todo esse processo, entendendo a importância de cada setor, poder de intervenção das organizações econômicas internas e externas enfatizando a inflação e seus reflexos, e o processo evolutivo da moeda, e seu funcionamento atual.
2 - A MOEDA
2.1.1 - ORIGEM E FUNÇÃO DA MOEDA - 01
Nas sociedades primitivas o comercio era realizado através da troca de mercadorias, o chamado ESCAMBO.
Com isso os desencontros na hora da troca eram freqüentes, enquanto um indivíduo tinha o produto X e precisa do Y, o que tinha o Y precisava do Z, se tornando complicada a relação de troca. Para diminuir os inconvenientes do escambo surgiu o costume de utilizar-se uma mercadoria que tivesse aceitação geral na sociedade em virtude de sua grande utilidade para todos os indivíduos, a principio o sal e o gado era usado, que apareceram em virtude da evolução da industria e especialização da mão de obra. (VICECONTI & NEVES (2000),
A moeda permite a colocação de preço em todos os bens, como também é usada para padronizar pagamentos lavrados em contratos, é a unidade de valor universal para se definir valores ou quantidades de bens de uma pessoa comum, empresa, nação.
2.1.2 - MOEDAS – MERCADORIAS E MOEDAS METÁLICAS
O processo de mutação da moeda do mercado ocorreu gradativamente, após utilizar como moedas, mercadorias em geral, mais à frente o sal e o gado como já vimos, começaram a utilizar-se de metais como ferro, cobre e bronze por serem homogêneos e mais difíceis de serem destruídos, assim como eram mais fáceis de dividir e transportar, o fato é