CRESCIMENTO DA MOEDA E INFLAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO
EDIANE RODRIGUES
Trabalho apresentado à disciplina de
Macroeconomia do 5° semestre do
Curso de Administração da UNIME
Docente: Prof. Jerisnaldo Matos Lopes
Lauro de Freitas
2014
Resumo
Neste trabalho abordaremos o tema Crescimento da moeda e Inflação, o objetivo é demostrar o comportamento do mercado macroeconômico, influenciado pela inflação e a perda do valor da moeda com o passar do tempo.
Citamos temas como o Custo Sola de Sapato e Custo Menu, dando exemplos reais da época em que o Brasil passava por grandes dificuldades em relação a inflação nos anos 80 e 90.
O trabalho foi elaborado de forma que cada componente do grupo teria que fazer um resumo sobre parte dos tópicos do capitulo 30 do livro ‘’Introdução a Economia’’(Mankwin), incluindo uma pergunta e resposta sobre o tópico abordado. Os resumos foram coletados e serviram para compor a parte do ‘’Desenvolvimento’’ e ‘’Perguntas e Respostas’’ do trabalho.
A metodologia utilizada foi de resumo indicativo, procurando sintetizar o texto de forma sucinta, clara e mantendo os pontos principais.
INTRODUÇÃO
A inflação é um fenômeno causado pelo crescimento da quantidade de moeda, e quando o Banco Central emite moeda demais, o valor dessa moeda cai, deve-se ter um controle rigoroso sobre essa emissão de moeda, para não haver uma superinflação. Os custos da inflação incluem o custo sola de sapato, os custos de menu, o aumento da variabilidade dos preços relativos, mudanças não-intencionais nas obrigações tributárias, confusões e inconveniências e redistribuições arbitrárias de riquezas.
CRESCIMENTO DA MOEDA E INFLAÇÃO
Os preços aumentam com o passar do tempo, esse aumento do nível geral dos preços é chamado de inflação, que acumulada ao longo de muitos anos, faz o preço dos produtos e serviços subirem exorbitantemente. A inflação é ume fenômeno econômico