A meta
Turma: Administração
Professor: Vejalão - Organização e Métodos
Resenha do livro “A META” um processo de melhoria continuo.
Autor(s): Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox.
Publicado em 1984.
Editora: Nobel
O livro conta a história de Alex Rogo, um gerente de uma divisão da fábrica único, que passava por dificuldade familiar, problemas na fabrica e a forma como ele descobre os problemas que existem e como os soluciona.
Certo dia, Alex Rogo, recebe a visita do vice presidente Bill Peach, onde ouve porque tantos pedidos estão em atrasos e a difícil missão de evitar que a fábrica fosse fechada, para isso teria três meses de prazo para obter resultados satisfatórios que evitariam o fechamento da unidade. Alex e sua equipe não medem esforços para impedir a fechamento da fabrica, quebraram regras e agregaram altos custos extras e também recorreram à ajuda de um antigo professor o Sr. Jonah, que lhe mostrou os fundamentos e conceitos da Teoria das Restrições.
Para piorar a vida conjugal de Alex também não esta nada boa, chegava tarde em casa, esquecia os compromissos com sua esposa e filhos por causa da situação da fabrica.
Alex, então convoca sua equipe para uma reunião, repassa a ordem de Bill e já começa a buscar uma solução para evitar o fechamento da fabrica. Alex então faz a mesma pergunta que um antigo professor Sr jonah tinha feito a ele, de qual era a meta da empresa? Então Alex respondeu que era aumentar a eficiência e a produtividade, assim seus encarregados começaram a responder a pergunta e muitas idéias foram surgindo, e depois de muitas respostas, chegaram a senso comum de que a meta da empresa era ganhar dinheiro, e para isso a equipe deveriam mudar de atitudes, pois havia conflitos dentro da empresa.
Alex, então liga para seu antigo professor para receber novos conselhos de como tirar a empresa desta situação, então Jonah explica para Alex que existem três regras operacionais para gerenciamento de uma empresa: