A meta
Um processo de melhoramento contínuo
O livro inicia relatando o problema de uma fábrica, a empresa esta passando por problemas de atraso no cumprimento do prazo de entrega, sendo necessária a intervenção do superior (Sr Bill Peach), o Sr Peach estabeleceu um prazo de três meses para que o Sr Alex Rogo, revertesse esta situação e para começar, ele teria que atender ao pedido n°41427, que já estava há meses atrasado, mas o pedido dependia de uma máquina única (NCX-10) que estava quebrada.
Rogo precisava fazer alguma coisa, o seu emprego e sua carreira estavam em risco. O primeiro passo foi descer pessoalmente até a fabrica para ver o que estava acontecendo, mas os problemas só aumentavam os conflitos de informações e o conflito de ordens de urgência, fizeram com que um dos operadores de uma máquina única, pedisse demissão, além de danificar a máquina propositalmente por raiva.
As dificuldades não tinham limite, depois de ter mudado para Bearington, os problemas com Julie (sua esposa) aumentaram, ela se sentia sozinha não tinha amigos na cidade, Julie cobrava de Alex mais presença e Alex estava muito comprometido com a fábrica afinal ele era o gerente. Alex nasceu em Bearington, portanto adorava a cidade e a conhecia muito bem, Julie sonhava em se mudar daquela cidade onde não tinha nada que a agradece.
A máquina NCX-10 foi consertada, e todo na empresa fez horas extras para atender em tempo, o prazo limite de entrega do pedido n°41427.
Um a reunião foi convocada as pressas, Peach estava por um fio de fechar a empresa definitivamente, Granby determinou que Peach tivesse até o final do ano para melhorar o desempenho da empresa, ou a divisão inteira ia estar à venda e Peach perderia o seu emprego junto com todos os outros funcionários.
No Aeroporto Alex encontra um amigo de muito tempo, Jonah. Conversaram por alguns minutos até o embarque, trocaram informações pessoais, Jonah era Cientista, e por coincidência, estava atuando na ciência das organizações.