Física moderna
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais – Habilitação em Física
Departamento de Ciências Naturais
Campus XIX - Núcleo de Salvaterra
Disciplina: A Construção da Física Moderna e contemporânea I
Professor: João Wanzeller
Alunos: Diego Rodrigues Duarte e Núbia Regina da Silva Cordeiro
A teoria do Big Bang
Trabalho apresentado como parte da avaliação da disciplina A Construção da Física Moderna e contemporânea I orientada pelo professor João Wanzeller do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará.
Uma das hipóteses científicas mais acolhidas para explicar a origem do universo é a teoria do Big-Bang ou da Grande Explosão. Em 1916 Albert Einstein divulgou a teoria da relatividade, onde proferia que o universo estaria aumentando ou então se contraindo, contradizendo a ideia de que o universo seria estático ou imóvel, aceito até então. A teoria do big bang diz que o universo começou com uma grande explosão. Desde então, toda a matéria que ela compôs continua se expandindo no espaço. Isso realmente aconteceu? A maioria dos cientistas acredita que sim. Depois de mais de meio século, teorias e observações entram em acordo para dar credibilidade à ideia do big bang. "Até então, pensava-se que o universo era eterno, estático e imutável. A teoria do big bang lhe atribui uma história, uma evolução. Ela diz também que o universo não existiu desde sempre, mas sim que teve um início", diz o astrofísico Hubert Reeves.
O grande Boom aconteceu a mais ou menos 14 bilhões de anos atrás, sim, nosso universo ainda é novo, voltando, a 14 bilhões de anos atrás o que deu origem e ainda da origem ao nosso universo era apenas um pequenino acumulo de massa quente, muito quente. Pense, imagine que se uma pequenina massa quente de matéria deu origem ao universo então idealize como era o valor da sua massa