Física Moderna
Rodrigo Braga de Sousa
FÍSICA MODERNA
BELÉM
2014
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MAGALHÃES BARATA
Rafael Bruno Costa Vieira
Rodrigo Braga de Sousa
FÍSICA MODERNA
Trabalho avaliativo para complemento de nota da disciplina de física, quarto módulo do curso de Informática Integrado 2011 tarde.
BELÉM
2014
Introdução
Os físicos teóricos perceberam que a Física estava se aproximando a um estado de um tema clássico já morto e completamente conhecido em detalhe que tinha poucas coisas interessantes, para as futuras gerações investigarem. Nessa época os mais famosos físicos declaravam que todas as descobertas importantes da Física já haviam sido feitas e que grande parte da aventura havia desaparecido; tudo o que se esperava das gerações futuras era a tarefa incolor de aumentar a precisão das medidas das constantes físicas e de suas relações.
Desenvolvimento
O Efeito Fotoelétrico
Relatividade Restrita
Efeito Compton
Átomo de Bohr
Principio da Incerteza
Aplicações
O Efeito Fotoelétrico
O Efeito Fotoelétrico ocorre quando luz de determinada frequência incide numa superfície de metal e faz com que elétrons sejam ejetados da superfície. Outra placa com maior energia potencial elétrica pode ser colocada na frente da primeira placa sem que seja iluminada para absorver os elétrons da primeira placa e para que se possa medir a corrente fotoelétrica.
O efeito foi observado pela primeira vez em 1887, de forma acidental por Frank Hertz, logo após ele ter demonstrado a natureza ondulatória da luz. Em 1899, J. J. thomsom demonstrou que as partículas ejetadas da placa de metal eram elétrons. O grande problema do efeito era que a energia dos elétrons ejetados não mudava com a intensidade da luz incidente, enquanto se esperava que a energia deles aumentasse quando expostos a um maior fluxo de energia eletromagnética. Irônicamente, o efeito fotoelétrico exibe o aspecto