A META
Num certo dia ao chegar à empresa é avisado que Bill Peach, o vice presidente chegara de mau humor exigindo explicações sobre um pedido que se encontra três semanas atrasado.
Ambos começaram a discutir sobre o assunto: Alex alega não ter recursos e mão de obra suficiente, já Bill o contradiz afirmando estar desperdiçando tudo que tem e que há uma série de pedidos também atrasados onde há quatro semanas não se tem remessa pronta no prazo estabelecido.
Diante do caos o vice presidente decide conceder a Alex três meses para reverter à situação e obter lucro, caso contrario a empresa será fechada.
É uma missão quase impossível todavia o gerente em questão, não tem alternativas. Ele resolve sair um pouco para refletir: “... Os custos já foram reduzidos ao máximo, a cobrança pela produtividade é acirrada desde o inicio ...”, de fato não se sabe mais o que fazer; até que se lembra do ex professor que encontrara a algumas semanas atrás.
Casualmente eles se encontram, o pobre gerente resolve contar sua historia e pedir ajuda, ele comenta estar frente a implantação de robôs na fabrica e que eles proporcionaram um aumento significativo na produtividade. O Professor entusiasmado com a noticia o felicita e diz então que as vendas devem ter aumentado bastante e os lucros devem ser bem fartos. Alex nega, diz que a maximização da produtividade foi só na área, os lucros não aumentaram em nada, muito pelo contrário, nenhum resultado positivo. O mentor então o questiona: “Então como afirmar ter um processo produtivo se os lucros não aumentaram os estoques não caíram e nem as vendas aumentaram?!; eficiência não é o mesmo que produtividade” . O professor vai embora e deixa a dúvida no ar ...
Alex chega em casa tarde e pensativo em relação as idéias do ex professor e se depara com a esposa furiosa. Então lembra que combinaram de jantar fora. Pede desculpas a ela, mas nada adianta. Começa então uma longa