A mecanização assume o comando - sociologia econômica
Trabalho apresentado para avaliação parcial da disciplina de Sociologia Econômica do curso de _________________ da faculdade____________,solicitado pelo Prof. ______________
Orientação: Professor_______________
CIDADE
ANO
1. O que é Metáfora da Máquina?
As organizações são vistas como máquinas e caracterizadas pelo estilo mecanicista de pensamento que marca o desenvolvimento da organização burocrática. Quando os administradores pensam nas organizações como máquinas, tendem a gerenciá-las e planejá-las como máquinas compostas de partes interligadas, cada uma com uma função claramente definida no funcionamento do todo. Algumas vezes, isto pode ser muito eficaz; outras vezes, pode ter muitas consequências infelizes.
2. Quais teorias da administração se valeram das teorias da burocracia de Weber?
Weber utilizou das bases estabelecidas pelos teóricos e profissionais da administração as quais conhecemos por “teoria clássica da administração” e “administração científica”
3. Por que o autor afirma que os teóricos clássicos da administração “ao projetarem as organizações agiram exatamente como se estivessem projetando uma máquina”?
É evidente que a mecanização das ações humanas voltadas ao trabalho surge da necessidade de produzir mais e melhor, porém, tal necessidade acabou por tornar o homem, ser pensante e natural, uma extensão da própria máquina, a mecanização esta presente em tudo e influencia todo o comportamento e pensamento dos trabalhadores, logo, o que era pra ser algo dedicado inicialmente às máquinas, ou seja, torná-las eficientes e eficazes, acabou se expandindo e chegando até ao homem, esse por sua vez tratou de desenvolver o modelo funcional das máquinas na sua própria rotina. Esses procedimentos mecânicos, no trabalho operacional, podem ser observados na administração científica onde Taylor utiliza dos seus conhecimentos em engenharia para transformar a atividade