A MATRIZ DE ANSOFF
.
SALA DOS ARTIGOS DE GERENCIAMENTO - SALA DOS ARTIGOS TÉCNICOS
.
Introduzida em 1957 num artigo da HBS - Harvard Business Review, a matriz de ANSOFF (WIKIPÉDIA) é um dos clássicos na análise estratégica. Uma ferramenta útil para a tomada de decisões sobre penetração de mercados, desenvolvimento de produtos e diversificação. Este modelo é útil para colocar em gráficos as opções de uma empresa em termos de produtos e mercados com o objetivo de incrementar suas vendas. Como podemos observar no seguinte quadro, a matriz divide estas possibilidades em dois eixos (PRODUTOS E MERCADOS) com dois valores para cada um (EXISTENTE E NOVO)(ARTIGO: PEST: UMA FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO MODELO DE NEGÓCIOS).
• ESTRATÉGIA DE PENETRAÇÃO DE MERCADOS: O primeiro quadrante descreve uma situação onde uma empresa, com um produto existente, pretende ganhar participação num mercado também existente. Esta opção implica vender mais produtos aos clientes atuais ou tentar tira-los da concorrência. A estratégia de penetração de mercado deve realizar-se quando a empresa tem uma participação baixa (ou não chegou a uma liderança clara) ou quando o mercado está em franco crescimento (ARTIGO: SISTEMA LEAN: PRODUÇÃO, VENDA E ENTREGA).
ENTRE AS FERRAMENTAS PARA CONSEGUIR ESTE OBJETIVO SE ENCONTRAM, ENTRE OUTRAS, OS DESCONTOS POR VOLUME, UM AUMENTO DO INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO, OS CARTÕES DE FIDELIDADE E UMA MAIOR PENETRAÇÃO NO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO. OS CARTÕES DE FIDELIDADE, POR EXEMPLO, SÃO EXTREMAMENTE POPULARES. EMPRESAS COMO REPSOL-YPF, PETROBRAS, FREDDO, MUSIMUNDO OU MCDONALD'S AS UTILIZAM COMO FORMA DE INCREMENTAR SUA PENETRAÇÃO NO MERCADO. QUANDO O MERCADO ESTÁ ESTANCADO OU QUANDO A EMPRESA JÁ POSSUI UMA CLARA LIDERANÇA É PREFERÍVEL NÃO UTILIZAR ESTA OPÇÃO, JÁ QUE É PROVÁVEL QUE OUTRAS ALTERNATIVAS OFEREÇAM UMA RENTABILIDADE SUPERIOR.
• ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: Uma estratégia de desenvolvimento de produtos implica chegar com um produto