Matriz Ansoff
Análise Setorial
MATRIZ ANSOFF
Mauá, 29 de setembro de 2014
MATRIZ ANSOFF
A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização.
Segundo criador da Matriz Igor Ansoff, na década de 1950 as organizações passaram a se preocupar com o ambiente. As empresas que visavam lucro foram as que primeiro tiveram essa preocupação, e mais tarde os outros tipos de organização.
Após a Segunda Guerra Mundial, esse problema foi identificado pelos estudiosos, e surgiu o planejamento estratégico. No início consistia apenas em uma análise racional das oportunidades, ameaças, pontos forte e fracos de uma organização de produção, e partir dessa análise era elaborada uma estratégia que conseguisse uma compatibilização positiva dessas variáveis com os objetivos da organização.
Em 1965, Ansoff escreveu o livro "Corporate Strategy: An Analytic Approach do Business Policy for Growth na Expansion", onde ele discorre sobre os estudos do problema estratégico das organizações e propõe uma ferramenta de análise do problema estratégico e definições de estratégias, a qual foi denominada Matriz de Ansoff.
Essa matriz é uma forma de representar algumas formas que o autor acreditava que poderiam aprimorar o negócio de determinada organização por meio de quatro estratégias distintas: penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de produto e diversificação pura (MINTZBERG, 2001).
A matriz tem duas dimensões: produtos (ou serviços) e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: Penetração de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, aumentando a sua quota de mercado;
Desenvolvimento de mercado: a empresa foca na conquista de novos mercados com os produtos existentes;
Desenvolvimento de produtos: a empresa busca