a mascara social
2Porém, Aziz Nacib Ab’Saber teve sem sombra de dúvida um papel de destaque na evolução e na projeção da geografia, ao longo de uma longa trajetória, que o levou da geomorfologia clássica a uma visão ampla do meio ambiente e do trabalho acadêmico a um engajamento cada vez maior no debate socioambiental: trajetória original, pois geralmente acontece o contrário, um afunilamento em especialidades cada vez mais estreitas e uma tendência ao conservantismo com o avanço da idade.
1 Ela se fundamenta na palestra « Aziz Nacib Ab’Saber, géographe brésilien : du relief de São Paulo (...)
3Esta nota bio-bibliográfica1 pretende apenas contribuir com informações, referências e citações precisas às inúmeras homenagens já organizadas enquanto Aziz Nacib Ab’Saber ainda era vivo e àquelas que, sem dúvida, virão. Queremos crer que isso teria mais agradado ao mestre que a retórica emocionada – e às vezes vazia – que a sua morte provavelmente desencadeará.
Trajetória
4Aziz Nacib Ab’Saber nasceu em São Luís do Paraitinga no dia 24 de outubro de 1924, filho de um mascate libanêse de uma brasileira. A família se mudou para São Paulo, o que permitiu que Aziz estudasse e ingressasse na USP aos dezessete anos, no curso de Geografia e História.
Figura 1 Aziz N’Ab Saber adolescente