A Geografia Serve Para Desvendar Mascaras Sociais Fichamento
In: MOREIRA, Ruy (Org). Geografia teoria e crítica – O saber posto em questão. 1ª Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1982*
“A função ideológica essencial do palavreado da geografia escolar e universitária foi, sobretudo, de mascarar, através de processos que não são evidentes, a utilidade prática da análise do espaço, sobretudo para a condução da guerra, assim como para a organização do Estado e a prática do poder” (pg. 1).
“Mas se é uma necessidade cada vez mais premente tomar a tarefa do estudo do espaço geográfico, para uma maior compreensão dos processos sociais gerais das formações econômico-sociais contemporâneas, porquanto o espaço geográfico torna-se mais e mais um elemento importante nesse processo, esta necessidade lança por outro lado um desafio aos cientistas e estudiosos de geografia. Definida como a ciência da organização do espaço, a geografia até agora negligenciou seu próprio fundamento de cientificidade (...).Os geógrafos não perceberam que o que lhes falta é pôr os pés no seu próprio chão, e, então, propor uma teoria do espaço, que seja uma teoria social” (pg. 2).
1. Os termos da questão
“(...) Por detrás de todo arranjo espacial estão relações sociais, que nas condições históricas do presente são relações de classes, (...) com isso, afirmamos que espaço é história, estatuto epistemológico sobre o qual a geografia deve erigir-se como ciência, se pretende prestar-se a alguma utilidade na prática da transformação social. E tal noção reside não na mera constatação de que a história desenrola-se no espaço geográfico, mas, antes que tudo, de que .p espaço geográfico é parte