Resenha critica de A totalidade do diabo, A geografia serve para tirar mascaras sociais e Assim si passaram 10 anos
Milton Santos considerado o maior geografo brasileiro ganhador do maior premio da geografia, escreveu mais de 40 livros, foi um dos grandes nomes da renovação da geografia, também segundo a doutora, professora titular da USP Maria Adélia elevou a geografia ao status de ciência autônoma. Em seu livro a totalidade do diabo: Economia espacial, Milton faz uma grande critica ao capitalismo e um alerta sobre seus efeitos na sociedade.
Usando o termo “totalidade do diabo” faz alusão os terríveis efeitos desse sistema econômico imposto à sociedade aonde reinam realidades como desigualdades sociais, o mau aproveitamento do espaço, a concentração de renda, a busca por mais lucro e o abandono aos pobres entre outros e algumas empresas dividem o trabalho de produção de modo desumano. Uma das características interessantes vista por Milton Santos que mi chamou atenção é a estratégia de dependência que o capitalismo gera ao lançar algo na sociedade que levara ao seu consumo desenfreado e a novas versões e ao que chamo de “estelionato licito” para com os países subdesenvolvidos que produzem e vendem determinado produto para o exterior e o compram mais caro do que o vendeu.
As ações/mecanismo do capitalismo se apresentam tanto no meio rural como no meio urbano em grande parte apresentando um apoio, um beneficio de um modo geral, que na verdade não passa de mais um meio de buscar mais lucro não só com produtos mais também com empresas que exploram e alienam a sociedade para serem seus consumidores como verdadeiros “cavalos de Tróia” atingindo ate mesmo os países socialistas.
Apesar dos impactos negativos do capitalismo não foi extinta a solidariedade mesmo em países sob este sistema, além disso, os socialismo e comunismo se figuram muito ao mundo como vitima de armadilhas capitalistas e