estudante
Constituição 1988
-Conceito:
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. o Estado, a partir desta Definição, obrigado a garantir, independente de solicitação, as condições necessáriasao atendimento à saúde da população.
considerado um avanço para o setor na medida em que leva em conta as causas sociais: a falta de saneamento básico, a fome, a falta de escolarização
2°slide fatores determinantes e condicionantes alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso a bens e serviços essenciais os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País.
3° slide
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: PRINCÍPIOS E DIRETRIZES (SUS) teve início nos anos 70 e foi chamada Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira insistia em que era preciso reformular o sistema de saúde para torná-lo mais eficaz e disponível a toda a população
Fazem parte deste sistema os centros e postos de saúde, hospitais, incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros e também fundações e institutos de pesquisa, como por exemplo, a Fundação Oswaldo Cruz.
slide4
Constituição Federal de 1988, defini de acordo com as diretrizes:
I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo;
II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais;
III -participação da comunidade.
Parágrafo Único - O sistema único de saúde será financiado, nos termos do artigo 195, com recursos do orçamento da seguridade social1, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de outras fontes.
Slidde 5
No SUS, o setor privado participa de forma complementar, através de