A lógica do Capitalismo
Entende-se por lógica a lei ou a determinação que existe por trás de todos os processos e procedimentos. No sistema capitalista, todos os entes, organizações e pessoas seguem, mesmo que sem plena consciência, uma lógica.
Qual seria a lógica então que explica toda a dinâmica no mundo capitalista? Podemos resumir a lógica do sistema capitalista da seguinte forma: Todos os entes em operação no sistema capitalista buscam, ininterruptamente, o lucro máximo por meio da exploração do homem e da natureza.
Para aqueles que são os donos do meio de produção todos os dias são úteis e não existe férias, estes buscam o lucro todos os dias e não pensem que qualquer margem de lucro os agrade, não. A busca do lucro máximo é marca máxima do capitalismo. Daí podemos entender que todos os problemas de ordem social e ambiental decorrem dessa lógica capitalista.
Qual é o mecanismo de busca do lucro MÁXIMO?
A exploração.
Que tipo de exploração o capitalismo lança mão?
A exploração do homem (origem de todos os problemas sociais)
A exploração da natureza (origem do desequilíbrio ambiental)
Enfim, não precisa exercer muito esforço intelectual para percebermos que no sistema capitalista a pobreza e a miséria não são acidentes ou falhas do processo, mas são resultados de um complexo e frio planejamento.
Na Wikpédia encontramos a seguinte introdução:
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo. O termo capitalismo foi criado e utilizado por socialistas e anarquistas (Karl Marx, Proudhon, Sombart) no final do século XIX e no início do século XX, para identificar o