A lógica do capitalismo - Sociologia
- O produtor simples de mercadorias e capitalismo.
O produtor simples de mercadorias é um possuidor de meios de produção, que o utiliza para ganhar a vida. Ele produz mercadorias que vende e com o dinheiro compra outras mercadorias para consumir e continuar a sua própria produção .O ciclo de produção toma a forma M-D-M, em que o M final difere do M inicial em forma, mas não em valor. Ao final do ciclo, o produtor cumpriu seu propósito de satisfazer as necessidades de consumo próprio e de sua família, mas não ficou mais rico do que era no inicio do ciclo, ele manteve o seu nível.Toda a atividade visa o maior lucro possível em relação ao capital que inicio o principal objetivo e maximizar a taxa de lucro.D é a receita da venda que constitui o capital dinheiro, unidade (D), acrescido a sua valorização visto assim, o seu lucro.
- A especificidade de capital como fonte de exploração.
Os meios de produção do produtor simples de mercadorias não são capitais, pois estes não se valorizam, ou seja, não proporcionam lucro, outros não produzem os lucros porque as competições entre eles determinam um valor para seus produtos que só lhes permita se reproduzir.O capital é sempre uma soma de riqueza que para se valorizar tem de sofrer as seguintes metamorfoses: capital – dinheiro á capital mercadoria, formado por meios de produção e força de trabalho; este capital mercadoria tem de ser transformado mediante o trabalho ou de trabalhadores assalariados em produto, outra forma de capital mercadoria e este ultimo tem que ser realizado, ou seja, transformado normalmente, e mais tarde com a venda do produto em capital dinheiro. Capital, portanto, não apenas dinheiro mais capital que se valoriza.
- Valor, valor de uso, valor de troca.
O valor é um atributo da mercadoria que tem duas dimensões, uma e que cada mercadoria pode ser consumida, ou seja, há alguém que se dispõe a pagar para poder usá-la.Esta dimensão recebe o nome de valor de uso. Bens