A língua como instrumento de poder na sociedade
A língua como instrumento de poder na sociedade
São Paulo
2011
Universidade Nove de Julho
A língua como instrumento de poder na sociedade
São Paulo
2011
Tema O uso da língua portuguesa como forma de exclusão social e domínio político no Brasil.
Introdução A pesquisa que se segue tem como intenção introduzir, desenvolver e analisar a construção da língua portuguesa no Brasil usada como forma de exclusão social e domínio político, tentando assim entender por quais motivos ele surgiu, se expandiu e continua reinando nos dias atuais. Esse trabalho tentará ainda mostrar de maneira breve como a escola possui um papel importante para a desmistificação de alguns equívocos que assolam o ensino de língua portuguesa no Brasil, contribuindo assim para a desconstrução dos “mitos lingüísticos” nos mais diversificados contextos.
Justificativa O motivo da escolha do tema deve-se ao fato da grande ideologia política criada por trás do uso da língua como forma de controle social e político, desrespeitando a cultura lingüística do indivíduo para favorecimento de uma minoria elitizada da sociedade.
Objetivos
Entender a ideologia da pratica preconceituosa como meio de exclusão social dos brasileiros. Conscientizar os leitores com uma explicação cientifica para que aconteça o entendimento do assunto em favor da valorização cultural e lingüística.
Problemas O que leva um estado a usar a língua como forma de exclusão social e domínio público? Quem contribui para a propagação do preconceito lingüístico no nosso país?
Hipótese A língua como elemento essencial de comunicação de uma nação, possibilita seu uso sobre várias perspectivas, dependendo assim do interesse de cada indivíduo que a ela tem acesso. O fato é que, os ‘controladores do estado’ conhecedores da possibilidade de se usar uma