A luz do eixo Linguagem Oral e Escrita, do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI):
1. Reflita sobre a importância do trabalho com a linguagem na Educação Infantil.
2. Comente sobre as práticas envolvendo o trabalho com a linguagem oral nas instituições de Educação Infantil.
3. Diferencie as concepções em relação ao aprendizado da língua escrita.
4. Qual a importância de considerar as crianças como sujeitos ativos na construção de conhecimentos? O que muda em relação á pratica docente quando o professor tem essa concepção?
5. Como são entendidos os processos de alfabetização e letramento? Nessa perspectiva, como a aprendizagem da linguagem escrita é concebida?
6. Explique como acontece a aprendizagem da fala pela criança.
7. Como acontece a aprendizagem da linguagem escrita pela criança?
8. Como devem ser considerados os “erros” cometidos pelas crianças durante o processo de construção da aprendizagem da linguagem escrita?
9. É possível a criança produzir textos antes de saber escrever convencionalmente? Explique.
10. Conhecendo os objetivos previstos para crianças de 0 a 03 anos e os conteúdos a serem trabalhados nessa faixa etária, explique de que maneira o professor pode organizar suas ações, com o propósito de favorecer a ampliação da capacidade das crianças de utilizar a fala de forma cada vez mais competente, em diferentes contextos.
11. Conhecendo os objetivos previstos para crianças de 0 a 03 anos e os conteúdos a serem trabalhados nessa faixa etária, explique de que maneira o professor pode organizar suas ações, com o propósito de desenvolver na criança as habilidades de falar e escutar.
12. Como o professor pode incentivar praticas de leitura com seus alunos, na Educação Infantil? Quais são as condições consideradas essenciais para favorecer tais práticas?
13. Comente as diversas situações que envolvem práticas de escrita nas instituições de Educação Infantil.
14. Defina o que é um ambiente alfabetizador e