Globalização
Ary Ramos da Silva Júnior, Economista, Mestre e Doutor em Sociologia, Unesp/Araraquara.
Resumo: O processo de globalização em curso na sociedade mundial está causando grandes transformações na economia internacional, desagregação social, desemprego, enfraquecimento dos Estados Nacionais, fortalecimento do capital financeiro e alterando até os conceitos de tempo e espaço.
Palavras-chave: Globalização, empresas transnacionais; desemprego; transformações sociais; Estados Nacionais; movimentos anti-globalização; democracia; conseqüências sociais, culturais e espaciais.
Qualquer pessoa que abra os jornais hoje em dia vai se deparar com uma série de fatos que acontecem no mundo contemporâneo: desemprego alarmante, miséria crônica, fusões de empresas, vulnerabilidade dos países as turbulências externas, desregulamentação dos mercados, crescimento dos fluxos internacionais (tanto financeiro quanto de bens e serviços), organização dos negócios por empresas transnacionais, falência do Welfare State, privatizações, integração dos mercados nacionais, terrorismo, etc... Na virada do século XX para o XXI, a televisão e a internet nos trazem notícias e informações de todas as partes do mundo em tempo real. Assim, podemos acompanhar de forma quase instantânea, em vários lugares do mundo, o encontro histórico entre os presidentes da Coréia do Sul e do Norte, as oscilações nas Bolsas de qualquer lugar no planeta (Dow Jones, Nasdaq, Londres, Paris, Frankfurt, etc), o conflito entre Israel e Palestina, a cotação do euro em relação ao dólar, o lançamento do novo modelo de automóvel da Volkswagen ou mesmo questões menos importantes, e de interesse estritamente pessoal, com a temperatura na Bélgica ou o preço de hotéis na Cidade do México. Os governos nacionais e locais, as empresas, os movimentos sociais e os indivíduos