A luta pelo Direito
Individualmente cada um luta pelo seu direito e tem em si a obrigação de mantê-lo participando integralmente para realização do mesmo, favorecendo inclusive terceiros, a luta individual é uma busca de retomada moral no qual cada um busca aquilo de que mais zela. Todas as grandes conquistas registradas na história do Direito segundo o autor (abolição da escravidão, eliminação dos servos, liberdade da industria) foram adquiridos com muita luta coletiva quase sempre banhadas de sangue.
A principal finalidade do Direito é a paz , ela é o bem supremo a condição favorável a todos mantendo o equilíbrio da sociedade, mesmo que percorrendo um caminho longo de muitos espinhos , ao estabelecer essa ideia Ihering coloca a luta como o único meio possível para tal conclusão .A medida que essa paz for alcançada talvez não exista mais a necessidade de direito, ou a luta pela justiça.
A dignidade é um Direito Subjetivo, segundo Ihering, ela atinge o ser humano moralmente. Aqueles que não deixam sua dignidade ser atingida, conseguem lutar por seus direitos, gozam do respeito e mantém seus valores. Porém o fato de muitos não lutarem pelo mesmo e se acomodarem torna-o restrito diante da sociedade .
No inicio de sua obra o autor realça a seguinte frase:
A justiça sustenta em suas mãos a balança em que pesa o direito, e na outra a espada de que serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal; a balança sem a espada é a impotência do direito”.
O direito não é somente a teoria, mas a força viva, a pratica , é um trabalho que não permite tréguas, não somente da parte de poderes públicos mas também de uma nação ativa, atenta a uma batalha que nunca terá fim e está se renovando a cada dia, que dessa forma busca no direito a paz .