A luta pelo direito
Livro: A Luta Pelo Direito
Rudolf von Ihering
O fim do direito e a paz e um dos meios para consegui-lo é através a luta e enquanto existir injustiça enquanto o mundo for mundo isso existirá .
O direito e um trabalho que abrange não só o poder público, mas também em todas as classes sociais em toda população. E dentro dos limites fixados pelo direito, milhares de indivíduos crescem tranqüilos e sem obstáculos, pois vêem o direito como um estado de paz e ordem. E pelo contrario outros indivíduos o direi-to os levam a muito trabalho e muita luta.
Neste caso temos a seguinte situação, a tranqüilidade paz e gozo que al-guns desfrutam é o resultado de trabalhos e lutas dos outros.
A palavra direito é usada de duas formas distintas, objetiva e subjetiva, ob-jetiva e quando os princípios jurídicos são manipulados pelo governo e subjetiva representa a atuação concreta da norma abstrata, de que resulta uma faculdade especifica de determinada pessoa, em ambos os casos o direito cai na mesma si-tuação defender sua existência por meio de luta.
Ao atos jurídicos e da ciência podem regular e promover o movimento que se desenvolve pelos limites já fixados, mas não são capazes de derrubar a torren-te do direito de abrir novos caminhos isso só pode se realizar através do cumpri-mento da lei. Devemos levar em conta que as reformas mais profundas do pro-cesso e do direito material tiveram suas origens em leis, isto se resulta da neces-sidade profundamente incrustada na própria existência do direito. Com o passar do tempo muitos indivíduos e de classes inteiras se identificaram com o direito existente profundamente e não pode ser alterado sem sofrer ataque sensível.
Sempre que o direito existente esteja defendido por interesse o novo direito travara uma luta para impor-se, luta essa que pode durar séculos. E cada uma das partes se defronta onde uma invoca o direito passado e o outro invoca o direito histórico. Todas as grandes conquistas da