Uma reflexão acerca da função social da escola frente às ciências naturais nas séries inicias do ensino fundamental
RESUMO
É sabido que um ennsino de ciências que prepare o cidadão para compreender os mais amplos significados e implicações da ciência e sua contribuição para a construção da sociedade é, hoje, a necessidade real da escola brasileira mas, a escola como instituição encarregada dessa preparação tem cumprido suas metas para que esse objetivo seja alcançado? ou simplesmente o que se prolifera na educação brasileira é uma reprodução da "cultura do fracasso" no ensino das ciências? O presente trabalho surgiu da necessidade de se refletir e de se analisar alguns aspectos da escola atual sob a ótica das ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental, uma vez que o ensino desta disciplina promove a formação integral do cidadão e contribui para transformá-lo num ser pensante, atuante e co-responsável pelos destinos da sociedade.
Palavras-chave: função social da escola; ensino de Ciências Naturais; cidadania;
Abstract
INTRODUÇÃO
A escola comum tem, diante desta sociedade, o dever de promover condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação nas relações sociais, políticas e culturais.
Nesse sentido, a prática educacional escolar difere-se de outras práticas educativas, como as que acontecem na família, no trabalho, na mídia, no lazer e nas demais formas de convívio social, por possuir caráter intencional, sistemático, planejado e continuado durante um período contínuo e extensivo de tempo. A função da escola em oferecer um conjunto de práticas devidamente sistematizadas tem o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva. A escola, ao tomar