A luta das vontades
Ensaio para exposição na reunião de estudo que antecede as atividades mediúnicas no Centro Espírita Umbandista Cabana do Pai Anastácio, Niterói, em 13 de Abril de 2013, por Claudio Lourenço de Almeida.
Busquei inspiração na obra Confissões de Santo Agostinho, o bispo de Hipona, obra clássica no estudo da Cristandade, não digo Cristianismo, religião, mas filosofia, na busca intima da excelência espiritual, mesmo com os obstáculos do corpo de pele, mesmo com o desafio da riqueza terrena e da intelectualidade superior, em alto grau excitantes das paixões terrenas.
Busquei inspiração também nas experiências mediúnicas do dia-a-dia e da casa Espírita.
Digo, nas experiências mediúnicas do dia-a-dia, significando as percepções ora usadas de forma fraterna para aprendizado e para ajuda, ora como instrumento de poder, força, conquista e sedução, ora como trafego de influências não fraternas.
Digo também nas experiências mediúnicas onde, de forma ostensiva ou sutil, trabalhamos os tipos de mediunidade assim como desdobramento, vidência, passe espiritual, psicofonia, efeitos físicos primários e outros.
As inspirações nas experiências mediúnicas da casa Espirita acendem o vigor e a confiança mesmo titubeantes ainda na busca espiritual, com a certeza crescente, passo à passo, com estudo e pratica, ou com pratica e depois estudo, o que seja, será o caminho.
Assim inspirado, a desenvoltura da capacidade fraterna da tolerância às deficiências nas atividades em grupo, bem como o trato fraterno, essencial para levar o irmão à reforma intima, isso estimula o convívio e aproxima à todos encontrarem boas práticas na convivência saudável.
Falemos da mediunidade, como sendo a capacidade de perceber situações ou relacionamentos no estado espiritual.
A influência dos espíritos em nossos dias e nossas noites é algo frequente e mais profundo que talvez possamos imaginar.
Diz-nos O Livro dos Espíritos na pergunta 459 à 461.
459. Influem os