A ludicidade como técnica de intervenção na aprendizagem de crianças especiais
Marilza Dias Assis*
Aline Cristina Costa de Lara Raymundo **
RESUMO
Considerando a importância da utilização de jogos educativos e brincadeiras que são atividades lúdicas, ou seja, atividades que proporcionam estímulos para que a criança desenvolva sua inteligência, criatividade e sociabilidade, é se sente a necessidade de conhecer e pesquisar sobre o assunto, enfatizando a educação especial, após analisar que muitos professores confundem o real significado do lúdico, caracterizando-o como o simples brincar, quando devemos enfocar o lúdico não como uma característica predominante na infância, mas como um fator básico do desenvolvimento e aprendizagem humana, uma nova forma de pensar a educação especial.
Palavras - chave: Ludicidade; Psicomotricidade; Jogos e brincadeiras.
1 INTRODUÇÃO
A atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança dentro da sala de aula: o lúdico se apresenta como uma ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos alunos, com o auxilio da educação física. O jogo na escola traz benefício a todas as crianças, proporcionando momentos únicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e responsabilidade.
A ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Assim sendo, os jogos são ótimos aliados da ação pedagógica e são capazes de gerar motivação espontânea em nossos alunos. Apresenta benefícios para o desenvolvimento da criança: a vontade da criança em aprender cresce, seu interesse aumenta, pois desta maneira ela realmente aprende o que lhe está sendo ensinado.
2- O QUE É JOGO FRENTE AO ROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?