Projeto de estágio i
1. ÁREA DE ESTUDO: Educação Especial e Ludicidade
2. RECORTE TEMÁTICO: Interatividade e Ludicidade com alunos especiais da Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) de ubaporanga-MG.
3. PÚBLICO-ALVO: Crianças e jovens portadores de necessidades especiais.
4. CARGA-HORÁRIA: 20 horas.
5. APRESENTAÇÃO: Este projeto tem por finalidade a implementação de oficinas de teatro, música e brincadeiras lúdicas, capazes de desenvolver competências e habilidades básicas e essenciais para o desenvolvimento cognitivo e a socialização dos alunos portadores de necessidade especiais, promovendo as adaptações que forem necessárias para o acompanhamento e atendimento das necessidades especiais apresentadas pelas crianças e jovens.
6. CARACTERIZAÇÃO DA PROPOSTA DE ESTÁGIO: Sendo o estágio uma pesquisa, com a experiência em vivenciar o dia-a-dia dos alunos e da sala de aula, buscamos com esse projeto fazer oficinas em um espaço não formal, na Apae de ubaporanga, que através da proposta e de observações, o grupo constatou que é gratificante participar de uma educação inclusiva, lúdica, com crianças e jovens portadores de necessidades especiais e assim, formar uma nova perspectiva da prática pedagógica.
7. JUSTIFICATIVA:
Partindo do pressuposto de que a Educação Inclusiva, através da interatividade e da ludicidade, tem por finalidade a inserção de crianças portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar comum a todos, entende-se que há imensas discussões que buscam chegar à verdadeira inclusão.
Diante dessa situação, têm-se observado como grande parte destas crianças, adolescentes e jovens não tem acesso à rede regular de ensino, seja por não aceitação da escola, ou por falta de estrutura escolar para receber a criança, ou adolescente ou o jovem.
Assim são criados os centros de apoio e escolas especialmente para este tipo de alunos. No ambiente da escola inclusiva, são criadas formas de ensino, didáticas e