A logística no canteiro de obra
Cristina M. A. S. Jovita
Luciano Dias
RESUMO
Esta pesquisa sobre “Logística no Canteiro de Obras” tem como objetivo evidenciar os benefícios da gestão logística no funcionamento de Canteiros de obras, com o sentido de se obter maior racionalização neste, e, por conseguinte, maior capacidade competitiva para as empresas construtoras.
Um fator importante nos canteiros de obras está relacionado com armazenamento e manuseio dos materiais, pois deve haver um controle rigoroso, conforme proposta da pesquisa, para que não se prejudique a qualidade da obra. A construção civil necessita de uma melhoria contínua no seu processo construtivo e nas condições gerenciais de seus canteiros de obras. Deve ter como objetivos a agilização das atividades construtivas, aumento da produtividade e do nível de serviço e diminuição do desperdício, não podendo esse objetivo ser confundido unicamente com redução de custos.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, a logística é reconhecida como o processo de planejar, implementar e controlar, de forma eficiente e econômica, o fluxo de informações correspondentes a todo o sistema desde a origem ao destino final, objetivando também o atendimento às necessidades dos clientes.
Independente do segmento de atuação da empresa é inegável a importância do processo logístico como elemento associado à produtividade e lucratividade. Na construção civil, está influência muitas vezes não é encarada como fator determinante, entretanto, a sua importância é inegável. Devendo ser inaceitável o elevado nível de prejuízos decorrentes de problemas que são manifestados nas obras em função dos desperdícios, prazos e retrabalhos. O tema desta pesquisa “A logística no Canteiro de Obras”, segue em busca de dois objetivos; a pesquisa dos benefícios e importância do estudo logístico no segmento da construção civil especificamente no canteiro de obras e à observação como ocorre o processo logístico no local de obras de uma empresa