Logistica canteiro de obras
OBJETIVO
Planejamento do esquema logístico para a construção de Edifício Residencial, desde a programação dos materiais até a aplicação na obra, a fim de garantir uma produção constante e evitar desperdícios e gastos desnecessários. Estarão envolvidos neste processo materiais de construção básicos, como areia, cimento, britas, bloco cerâmico e concreto.
DADOS DO PROJETO
Construção de Edifício Residencial de 20 andares com 4 apartamentos por andar e área de 600 m² por pavimento em um terreno com 4.500 m².
PROGRAMAÇÃO DE MATERIAL
Os materiais serão programados com base nas metas mensais e estimativas de produção semanal determinados pelo cronograma da obra. E com base nessas informações, todos os fornecedores envolvidos receberão a estimativa de consumo total da obra, distribuídos mês a mês, assim as entregas terão datas pré-agendadas, porém a obra deverá realizar a liberação das entregas devido aos possíveis imprevistos que acontecerão ao longo do projeto.
ÁREAS DE ARMAZENAMENTO DOS MATERIAS
Os materiais devem estar sempre armazenados próximos ao seu local de preparo/aplicação, por exemplo, a areia e o cimento devem estar próximos a central de produção de argamassas. O modo de armazenamento será feito da seguinte forma:
Agregados – estocados em baias de 5,00 x 5,00 x 1,00 m, confeccionadas em madeira;
Cimento – depósito coberto exclusivo, com pallets para apoio dos sacos em altura máxima de 10 sacos; Bloco Cerâmico – armazenado em pallets descartáveis de madeira com dimensão aproximada de 40x40 cm;
O dimensionamento das baias está levando em consideração, uma margem de segurança caso seja necessário estocar determinado volume de material além do previsto no planejamento.
EQUIPAMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO INTERNA
*Cremalheira – tem a função de realizar o transporte vertical de pessoas e materiais, como blocos cerâmicos e argamassas;
Grua –