Higiene no trabalho
Índice
HIGIENE DO TRABALHO 3 RISCOS FÍSICOS 4 Ruído 4 Vibrações 4 Amplitudes Térmicas 4 Stress Térmico 5 RISCOS QUÍMICOS 5 Via respiratória 6 Via digestiva 6 Epiderme 6 Via ocular 6 RISCOS BIOLÓGICOS 7 RISCOS ERGONÓMICOS 8
INTRODUÇÃO
HIGIENE DO TRABALHO
O desenvolvimento tecnológico da humanidade, além de trazer enormes benefícios e conforto para o homem do século XX, tem exposto o trabalhador a diversos agentes potencialmente nocivos e que, sob certas condições, poderão provocar doenças ou desajustes no organismo das pessoas que desenvolvem suas atividades normais em variados locais de trabalho. A Higiene do Trabalho, estruturada como uma ciência prevencionista, vem sendo aperfeiçoada dia a dia e tem como objetivo fundamental atuar no ambiente de trabalho, a fim de detetar o tipo de agente prejudicial, quantificar sua intensidade ou concentração e tomar medidas de controlo necessárias para resguardar a saúde e o conforto dos trabalhadores durante toda a sua vida de trabalho.
Higiene do Trabalho / Ocupacional / Industrial
É a ciência e a arte que se dedica ao reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais (químico, físico e biológico) que podem ocasionar alteração na saúde, conforto ou eficiência do trabalhador. Nesta definição destacam-se os seguintes aspetos:
1 - As fases da higiene do trabalho: antecipação (projeto), reconhecimento (qualitativa), avaliação (quantitativa) e controle (qualitativa).
2 - A higiene atua sobre os fatores ambientais.
3 - O objetivo é a prevenção das doenças profissionais.
A ciência e arte dedicada à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
A atuação da higiene do trabalho visa reconhecer os fatores ambientais que podem influir sobre a saúde dos trabalhadores, o que implica num