Referencialteorico
Nota-se que para falar em Marketing de Relacionamento torna-se necessário conhecer as suas áreas de atuação e aplicações. Assim, será abordado neste capítulo seus conceitos, origens e classificações que darão suporte ao tema proposto.
Mercado
Conforme Drucker (2000 p.45):
Mercado é o grupo de compradores reais e potenciais de um produto.
Originalmente, o termo mercado referia-se ao lugar onde os compradores e vendedores se reuniam para trocar seus bens. Os economistas usam o termo mercado para referir-se a um conjunto de compradores e vendedores que fazem transação com uma classe específica de produto, como por exemplo, o mercado de peças para eletrodoméstico. No entanto os profissionais de marketing vêem os vendedores como uma indústria, e os compradores como um mercado.
Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados para fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo (KOTLER, 1998, p. 35).
Segundo Sandroni (2000, p. 311), o termo mercado “designa um grupo de compradores e vendedores que estão em contato suficientemente próximo para que as trocas entre eles afetem as condições de compra e venda dos demais”.
Economicamente mercado pode ser definido como:
Um centro de estimulação que leva à maior qualificação dos recursos e dos produtos. As exigências impostas pela competitividade são, de um lado, fatores de impulsão, das pessoas para investirem em si mesmas, aprimorando o capital humano; de outro lado, impulsionam a diversidade dos produtos e seus padrões de desempenho e qualidade (ROSSETTI, 2000, p. 439).
Mercado é toda instituição social na qual bens e serviços, assim como os fatores produtivos, são trocados livremente (TROSTER & MOCHÓN, 2002, p. 45). “Instituição na qual são feitas compras e vendas” (WONNACOTT & WONNACOTT, 2002, p. 817).
.
Mercado Consumidor
Percebe-se nesse novo século que os mercados