Implantação do canteiro e logistica de obra
O Canteiro de Obras deve ser estrategicamente condensado e implantado quase que totalmente na área. Busca-se com isto:
• encurtar as distâncias ao pessoal e tramitações administrativas;
• minimizar os custos de encascalhamento, manutenção de pátios e vias de acesso e das redes de utilidades (água, energia, esgotos e iluminação externa);
• principalmente, dispor de maior área de armazenamento de argila, areia e terra vegetal aproveitáveis das escavações, economizando o transporte.
LOGÍSTICA EM CANTEIROS DE OBRAS
A logística aplicada à construção civil é entendida como sendo o processo multidisciplinar aplicado a uma determinada o bra, de planejar, implementar e controlar, de maneira eficiente e eficaz, o fluxo e armazenagem de bens, serviços e respectivas informações, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o propósito de atender plenamente às necessidades dos clientes. Ela visa a garantir o abastecimento, a armazenagem, o processamento e a disponibilização dos recursos materiais nas frentes de trabalho, bem como o dimensionamento das equipes de produção e a gestão dos fluxos físicos de produção. Tal processo tem como principal suporte o fluxo de informações, sendo que as atividades nele envolvidas podem se passar tanto antes do início da execução em si, quanto ao longo dela.
A primeira das pesquisas aqui desenvolvidas procura contribuir para a busca de eficiência na condução dos processos de produção através do estudo de conceitos, metodologias e ferramentas que auxiliem na gestão do sistema de produção de edifícios, tendo como foco de investigação aqueles associados à logística. Ela visa também contribuir para a organização e gestão da produção, permitindo assim tornar operacional grande parte das estratégias de produção. A experiência francesa nessa área tem servido de referencial ao trabalho. A fonte de financiamento foi a CAPES.
A segunda pesquisa tem como objetivo principal a elaboração de um modelo de gestão do fluxo de