academico
Resumo “Logística no Canteiro de Obra”, foi desenvolvido após a percepção empírica da necessidade dos empreendedores, de definirem procedimentos que facilitem a gestão das operações dentro do canteiro de obra. Para concretização desta gestão, deverá existir a elaboração de um projeto de canteiro juntamente com um planejamento das ações a serem executadas visando sua eficiência, assim como o atendimento à norma, NR-18. Os projetos específicos para cada canteiro de obra representam os benefícios característicos do desempenho da atividade logística aplicado na obra. Com esta investigação verificou-se que sem um estudo preliminar da logística no canteiro, torna-se complicada a realização da obra sem ocorrências de problemas e cumprimento do prazo de entrega.
INTRODUÇÃO O presente estudo de caso objetivou mostrar os benefícios do estudo logístico em um empreendimento, sua importância e a ênfase que deve ser dada ao projeto do canteiro e seu respectivo layout, bem como as suas necessidades de implantação e comprovação de resultados eficientes no ramo da engenharia. Para tanto o questionamento norteado foi descobrir a importância do estudo logístico em uma obra, tendo seus pressupostos refletidos nos melhoramentos como organização e redução dos deslocamentos desnecessários de material e mão de obra. Para os dias atuais, esse conceito tem um foco voltado à crescente complexidade encontrada nos negócios na gestão de materiais e entregas de produtos em uma cadeia de suprimentos cada vez mais global, onde requer profissionais cada vez mais especializados.
Atualmente, a logística é reconhecida como o processo de planejar, implementar e controlar, de forma eficiente e econômica, o fluxo de informações correspondentes a todo o sistema desde a origem ao destino final, objetivando também o atendimento às necessidades dos clientes. Abrange uma área da gestão responsável não só pelo planejamento, mas também