Canteiro de obras
Manter um canteiro organizado é uma tarefa que exige dedicação de quem toca o dia-a-dia da construção. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor relação entre trabalhador e empresa. Um espaço desorganizado pode gerar atrasos nos serviços, aumentar os riscos de acidentes e até causar problemas a quem está do lado de fora dos tapumes. Para que a obra não saia da linha, é preciso conhecer bem as atividades que se passam no canteiro e se antecipar aos eventuais problemas.
O canteiro de obras é preparado de acordo com o tipo de edificação, dependendo de vários fatores como o espaço que a obra ocupa, tempo de duração, quantidade de funcionários, dentre outros, podendo ser realizado de uma só vez ou em etapas independentes, de acordo com o andamento da obra. Os benefícios da organização do canteiro de obra em um empreendimento deve ser dado ao projeto do canteiro e seu respectivo layout. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor relação entre trabalhador e empresa, mostrando que a mesma se preocupa com o funcionário.
Hoje em dia o processo de planejar, implementar e controlar, de forma eficiente e econômica, o fluxo de informações correspondentes a todo sistema desde a origem ao destino final, objetivando também o atendimento às necessidades dos clientes. (COUNCIL OF LOGISTIC MANAGEMENT, 1998). Abrange uma área de planejamento e otimização de informações ligadas a execução de atividades empresariais, para este caso, o canteiro de obra.
É inegável a importância da organização como elemento associado á produtividade e lucratividade. Na construção civil muitas vezes não é considerado um fator importante, elevando assim o nível de prejuízos decorrentes de problemas que se manifestam em uma obra. A gestão logística gerencia e supervisiona todas as atividades envolvidas na movimentação de bens como transporte de materiais, pessoas e recursos para o