Adoraçao a maria
Mas a pergunta que vamos aprender essa semana é: Dava-se honra especial a Maria na congregação cristã do primeiro século?
Bem, para nos respondermos a essa pergunta, temos que voltar ao passado e ver como personagens bíblicos daquela época se expressavam ao falar de Maria.
O primeiro personagem, é Pedro. Pedro na faz menção alguma em seus escritos inspirados, muito menos da honra especial a Maria.
Já o apóstolo Paulo em Gal 4:4 se refere sim a Maria, mas chama ela apenas de mulher, não usando seu nome, e assim, não trazendo honra especial ou dar a entender sobre uma possível admiração, ou respeito mais profundo.
Que dizer de Jesus? Como o nosso maior exemplo se referiu a sua mãe?
Existe duas passagens que, ao observarmos como Jesus reagiu e tratou sua mãe, podemos tirar conclusões sobre este assunto.
A primeira se encontra em João 2:3,4.
Jesus, quando criança, sujeitava-se a sua mãe e a seu pai adotivo. Mas agora que tinha crescido, ele com gentileza, mas firmemente, rejeitou a direção de Maria. Não dando assim uma honra especial, ou mostrando que o próprio Jesus era submisso a ela, podendo acarretar uma maior atenção a Maria. E Maria, por sua vez, aceitou com humildade a correção.
A segunda passagem onde podemos encontrar o exemplo que Jesus deu a respeito deste assunto, é encontrado em Luc 11:27,28
Esta sim seria uma excelente oportunidade para Jesus prestar honra especial a sua mãe, se isso fosse apropriado. Porém, ele não fez isso, mostrando claramente que não se devem dar honra especial a Maria.
Mas então, porque existe a adoração a Maria?
Conforme o sacerdote católico Andrew Greeley, Maria é um dos mais poderosos símbolos religiosos da historia mundial, e por essa razão, ela vincula assim o