Canteiro de obras
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
ENG 2333 – CONSTRUÇÃO CIVIL II
TURMA C 01/1
ATIVIDADE EXTRA DISCIPLINAR – AED
CANTEIRO DE OBRAS
GOIÂNIA
2012
INTRODUÇÃO
A organização do canteiro de obra é fundamental para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais e mesmo defeitos de execução e falta de qualidade final dos serviços realizados. Apesar de existência da NR (Norma Regulamentadora) 18, elaborada em conjunto por construtoras, trabalhadores e governo, estabelecer diretrizes e exigências diversas, essas regras ainda são pouco adotadas.
OBJETIVOS
Este trabalho trata de uma das etapas mais importantes de uma obra, o canteiro. Antes que qualquer etapa executiva, ou mesmo no momento do projeto, o canteiro deve ser planejado e aplicado de forma prática para a otimização dos custos, evitando desperdício de materiais, acidentes de trabalho e diminuindo significativamente o tempo de execução de um empreendimento.
A organização de um canteiro determina o andamento da obra desde o inicio do processo de construção. Um canteiro mal planejado é propício a perdas significativas, aumentando o custo da obra e deixando perigoso o ambiente de trabalho. Um layout bem planejado é fundamental para acelerar as atividades, evitar desperdício e garantir segurança aos funcionários. Uma padronização é fundamental. No entanto, canteiros diferem entre si, tanto no tamanho da obra, quanto no numero de funcionários, tipo de terreno e entorno. Por isso, cada caso merece uma análise.
DESENVOLVIMENTO
PLANEJAMENTO DO CANTEIRO
Com a planta do terreno em mãos, demarca-se o local de implantação da casa. Com a ajuda do arquiteto e construtor, define-se onde devem ficar o barracão de alojamento e o depósito de materiais e ferramentas. Observar a melhor posição também para a chegada de caminhões, lembrando que o descarregamento de materiais pode ser feito por suas laterais ou por basculamento de caçamba. Para os materiais a granel, como areia