LOGÍSTICA NO CANTEIRO DE OBRA
Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível"
Logistica na construcao civil;
Na construção, a logística trata de um processo multidisciplinar aplicado nas obras que visam garantir a aquisição do armazenamento, o processamento e disponibilização de recursos e materiais nas frentes de trabalho, bem como o dimensionamento das equipes de produção e a gestão dos fluxos físicos. Tal processo ocorre através das atividades de planejamento, organização, direção e controle, tendo como principal suporte o fluxo de informações, antes e durante o processo produtivo. (SILVA; CARDOSO, 1998)
As normas regulamentadoras NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na
Indústria da Construção) e NR-12284 (Áreas de Vivência em Canteiros de Obras), conceituam respectivamente canteiro de obra como a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra, e canteiro de obra como um conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas de vivência. A logística no canteiro de obra nada mais é do que a adequação dos conceitos da logística aplicada dentro do canteiro de obra. Para que isso aconteça deve existir um estudo que vai definir a estratégia para implantação do empreendimento, focando também o canteiro, para que se possa planejar antecipadamente as condições mais apropriadas de entrada e saída de materiais e mão de obra, assim como as escolhas dos equipamentos a serem utilizados e seus posicionamentos.
Existe uma divisão da logística que permite ser aplicada às empresas e a identificar com maior clareza as principais atividades associadas à logística em uma obra. Desde modo, fica dividida em logística de suprimentos (externa) e logística de canteiro (interna). A logística de suprimentos