A Literatura Infantil
A Literatura Infantil vem ao longo dos anos gerando várias discussões nos ambientes escolares, pois vários são os professores que desenvolvem um trabalho efetivo e de extrema importância; mas há também aqueles que não leem e não incentivam os seus alunos.
Hoje, na era tecnológica, em que os jovens desde a mais tenra idade sabem usar vários recursos principalmente da informática, a escola e o professor precisam desenvolver atitudes e espaços para trabalharem a Literatura e conquistarem esses jovens leitores.
O tema escolhido está presente nas orientações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), porém na prática nem sempre a literatura infantil é trabalhada motivando a formação de leitores autônomos.
Assim, reconhece-se que é papel do educador, como mediador, estimular o contato com obras que verdadeiramente despertam a fantasia e promovam reflexão sobre temas que constroem identidades e respeitam o multiculturalismo. O Objetivo do trabalho é verificar a importância da Literatura Infantil no cotidiano escolar. O percurso metodológico fundamenta-se na pesquisa bibliográfica, com leituras reflexivas e críticas sobre o tema. O interesse por esse trabalho se justifica pela importância do tema na atualidade, nas práticas desenvolvidas pelos educadores nas escolas e na importância de se construir sentidos daquilo que se lê. Assim, o trabalho apresenta-se em três partes. Na primeira parte trata do espaço da literatura infantil dentro do cotidiano escolar, em seguida dá-se ênfase em como trabalhar com a literatura infantil; e na terceira parte a literatura infantil é abordada como importante fonte de formação do leitor.
1 A LITERATURA INFANTIL
A Literatura Infantil é um produto cultural da sociedade contemporânea, que se originou do contar histórias, que é um costume muito antigo. No início ocorreu a adaptação de contos populares contados por pessoas comuns em rodas de história, pois antes disso, não havia a preocupação em