Fam lia e Trabalho 12
SERVIÇO SOCIAL
LINDIANE BARBOSA DE SOUZA
FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃ DAS CONDIÇÕES DE VIDA
RIO DE JANEIRO, 2014
LINDIANE BARBOSA DE SOUZA
FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DEPOLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social
Da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Unidade Centro II – Rio de Janeiro
SUMÁRIO
Desenvolvimento de Família e Trabalho na Reestruturação Produtiva: Ausência de Políticas de Emprego e Deterioração das Condições de Vida.
Conclusão
INTRODUÇÃO
O ingresso da mulher no tão concorrido mercado de trabalho viabilizou imensas transformações na formação da estrutura familiar, levando as famílias a terem que se reorganizar para que a mulher consiga conciliar os inúmeros papéis a ela designados, pois além de ser esposa amantíssima, mãe zelosa, dona de casa exemplar, ela precisa também encarar os desafios constantes que surgem a todo momento no campo profissional tendo que se encaixar nas exegências crescentes do mercado de trabalho através de qualificações cada vez mais especializadas e sem jamais se descuidar do bom funcionamento do ceio familiar, incluindo uma relação mãe - filho saudável e consistente, sem perder o vínculo afetivo necessário e indispensável para ambos.
Todas essas mudanças acabaram desencadeando uma nova configuração familiar fazendo com que a mulher batalhadora precise se adequar a novo arranjos familiares que interferem direta ou indiretamente nas relações mãe -filho e na dinâmica da família.
DESENVOLVIMENTO
FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA
Sempre que pronunciamos a palavra família, imediatamente nos flagramos imaginamdo que se trata de pai, mãe e filhos. Tudo fruto de algo que