A LINGUAGEM JURÍDICA E A COMUNICAÇÃO ENTRE O ADVOGADO E SEU CLIENTE NA ATUALIDADE
O presente trabalho foi criado para mostrar a extrema importância do domínio do uso da linguagem, dentro do mundo jurídico.
O direito é uma ciência que está presente no dia- a- dia das pessoas, sendo a linguagem o instrumento fundamental que o advogado usa para se comunicar com seus clientes. Saber se expressar no direito fazendo o uso correto da semântica é uma arte, sendo por meio das palavras que a linguagem se estabelece. O meio pelo qual o profissional de direito realiza suas atividades, podendo ela ser verbal ou não verbal. A linguagem possui características universal e interdisciplinar que é o elo que une todas as matérias que se relacional com o direito.
A entrevista com o cliente é o momento mais importante para o advogado, pois é o momento onde que se estabelece o caminho a ser tomado, utilizando as palavras de acordo com o seu contexto, é de extrema importância que o advogado tenha o domínio da linguagem especializada. No momento da entrevista pode ocorrer os três níveis de linguagem o culto, comum e o popular. O advogado também não pode esquecer de esclarecer a possível solução para o caso. Desprezando o uso do juridiques que só vem a prejudicar o entendimento da linguagem pelo uso de termos antiquados, palavras fora do contexto entre outros.
Para que a linguagem se torne possível e perfeita é necessário que exista o emissor, receptor, mensagem, canal, código, e referente, formando assim a estrutura do pensamento. Ainda temos dentro da linguagem jurídica o emissor onomasiologico e o receptor semasiológico.
É através da linguagem que o advogado entende o que é dito por seu cliente, traduzido para o mundo jurídico, além da uma boa linguagem o advogado também deve sempre manter seu cliente informado do processo e tratar com ele seu honorário.