Evolução histórica da contabilidade
Histórica da
Contabilidade
Nome: Cleiton Alves dos Santos Nº08
Curso: 1º ACN
Professor: Rui
Conclusão.
Nesse trabalho, conclui que a contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização e está ligada a necessidade do homem em ter registros no comércio, de bens, produção e consumo. Mas é somente na Período Medieval que surge na Itália o termo ‘contabilitá”.
No período antigo, o homem usava a contabilidade em modo rudimentar, ou seja, utilizava a memória para armazenar tudo que se contava (rebanhos, metais, escravos, lavouras, etc). Na cidade onde viveu Abraão (personagem bíblico), foram encontrados em escavações, tabelas que comprovam que a mais de 5000 anos A.C., o homem já considerava fundamental apurar seus custos.
Um dos mais importantes (ou então o mais) período na história do mundo foi o Período Medieval e na contabilidade não poderia ser diferente. Nela surgiram as primeiras técnicas matemáticas, peso, medidas, etc. Também o homem criou grandes invenções como o moinho de vento e o aperfeiçoamento da bússola. A indústria artesanal por sua vez, teve bastante destaque com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia e o comércio exterior incrementou o livro caixa, que registrava recibos e pagamentos feitos em dinheiro.
O Período Moderno foi marcado por encontros importantes como a descoberta da América e do Brasil. E a contabilidade tornou-se uma ferramenta fundamental para estabelecer as Riquezas do Novo Mundo. Foi nesse período que, surgiu o matemático, teólogo, contabilista e considerado por muitos o Pai da Contabilidade o Frei Luca Pacioli. Ele deixou Muitas obras importantes e suas teses são seguidas até hoje.
O Período Cientifico revelou grandes autores consagrados e surgiram três escolas especializadas em contabilidade. Com isso, na Itália, a contabilidade chegou à universidade no ano de 1809.
A contabilidade no Brasil, surgiu com a vinda da Família Real Portuguesa que exigiu