Mamografia
A mamografia é a melhor técnica para diagnosticar câncer de mama em mulheres acima de 35 anos. Trata-se de uma radiografia cuja imagem obtida ajuda a detectar alterações na mama. Esse exame é extremamente útil, em especial, nas mamas gordurosas e naquelas de mulheres na pós-menopausa, pois permite visualizar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, usando uma carga de radiação muito baixa. Importância do exame
A maioria dos médicos solicita a mamografia para poder detectar algum problema na mama enquanto ainda há possibilidade de cura. Uma em cada 10 mulheres vai desenvolver câncer de mama em sua vida!
A necessidade de uma mamografia depende dos sintomas, da idade e da história médica da paciente.
A mamografia só é recomendada para mulheres jovens, abaixo de 35 anos, nos casos em que apresentem sintomas ou história familiar de câncer de mama.
Não se esqueça: A mamografia é o único exame que pode detectar câncer de mama no início! Antes do exame
Marque o exame, de preferência, para a semana após a sua menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis. Se tiver feito mamografia anteriormente, não se esqueça de levá-la, no dia do exame, para comparação. Não use creme, talco ou desodorante antes do exame.
Importante
Para sua segurança e para obter melhores resultados com o exame, informe à técnica ou ao médico: se há suspeita de gravidez; se tem implantes nos seios; se tem cicatrizes nas mamas; se já fez biópsia ou alguma cirurgia na mama; se está amamentando.
Durante o exame
A técnica vai ajudar a posicionar sua mama sobre um suporte, para que as imagens possam ser obtidas. O exame pode ser um pouco desconfortável, pois há necessidade de se comprimir a mama para uma boa resolução. Você deve segurar o ar por alguns segundos, enquanto o técnico aperta o botão para tirar a radiografia. O mesmo procedimento será realizado na outra mama. O câncer de mama é curável, desde que seja detectado no