A linguagem do corpo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 SEXUALIDADE HUMANA 5
2.2 HOMOSSEXUALISMO E O CUIDADO DE ENFERMAGEM 6
2.3 SEXUALIDADE E O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM 7
2.4 A NUDEZ DO CLIENTE 8
2.5 DESFIGURAÇÃO DO PACIENTE QUEIMADO 8
2.6 REPERCUSSÕES PSICOLOGICAS DA CIRURGIA PLÁSTICA 9
2.7 SEXUALIDADE DA MULHER APÓS MASTECTOMIA, OSTOMIA 10
2.8 DISTÚRBIOS ALIMENTARES: ANOREXIA E BULIMIA 11
2.9 SEXUALIDADE E DOENÇAS CRÔNICAS 12
2.10 DIMENSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS DA SEXUALIDADE NO LESADO MEDULAR 12
2.11 PERCEPÇÃO DA ENFERMAGEM SOBRE A SEXUALIDADE DO PACIENTE PSIQUIÁTRICO 13
3 CONCLUSÃO 15
4 BIBLIOGRAFIA 16
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho terá como objetivo ampliar os nossos conhecimentos deste tema tão difícil de ser abordado por se tratar da singularidade de cada individuo. Veremos a sexualidade tendo como foco principal o desequilíbrio emocional acarretado por cada um dos temas citados: A sexualidade humana, a nudez, sexualidade e o profissional de enfermagem, distúrbios alimentares: anorexia e bulimia entre outros.
Ressaltaremos também o direito a um atendimento adequado de saúde, preservando a autonomia das pessoas na defesa da sua integridade física e moral.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 SEXUALIDADE HUMANA A sexualidade é uma das condições básicas nas quais se encontra instalada a existência pessoal. Causa, conseqüentemente, um âmbito peculiar de atuação no qual se realiza o desígnio vocacional de cada pessoa. A sexualidade, em suas variadas formas de expressão apresenta-se como um vasto campo para ser investigado, evidenciando a importância de se elaborar diagnósticos de enfermagem nessa temática para nortear a ação intelectuo-procedimental do enfermeiro no contexto nosocomial, na saúde coletiva, no campo pessoal.
Dimensões da sexualidade humana
Sexo biológico:
Cromossômico (determinação genética do sexo): A fórmula cromossômica (celular) difere conforme o sexo. Homem: 44A+XY; Mulher: 44A+XX.
Gonádico: