A linguagem do Corpo
?Uma imagem vale mais do que mil palavras?
A linguagem corporal ocupa um lugar de destaque na nossa sociedade mas, qual é o papel da linguagem corporal na nossa saciedade? E qual é a importância dessa linguagem para os profissionais das Ciências Humanas? Vejamos?
?o corpo, segundo os especialistas em comunicação não verbal, fala uma linguagem que é mais sincera do que as palavras. Através do nosso olhar, da nossa postura corporal, dos nossos gestos o nosso corpo transmite muito mais do que através de meras palavras.
Ray Birdwhistell, professor da Universidade de Pennsylvania em 1970 concluiu, através dos seus estudos, que a relevância das palavras numa interacção entre pessoas é apenas indirecta, pois grande parte da comunicação processa-se num nível abaixo da consciência. Segundo este autor, apenas 35% do significado social de uma conversa corresponde às palavras pronunciadas, os outros 65% seriam correspondentes aos canais de comunicação não verbal. Birdwhistell, calculou que cada individuo emprega o uso de somente 12 minutos por dia de comunicação através das palavras, tornando assim a importância dos gestos não verbais tal, que um observador com uma grande prática era capaz de averiguar qual o gesto que a pessoa está fazendo somente ouvindo a sua voz. Investigações de Appebaum e colaboradores mostraram que a percentagem de comunicação não verbal na transmissão de qualquer mensagem, numa interacção entre indivíduos, é muito elevada, tal como, nos estudos de Mehrabian que indicam que a comunicação verbal é responsável apenas por 7% da eficácia da comunicação, o para-verbal por 38% e o não verbal pelos 55% restantes.
Segundo o Professor Paul Ekman, todos os povos possuem o uso dos mesmos gestos faciais básicos para expressar a alegria, a tristeza, o ódio, o amor, o medo, a vergonha, a surpresa. Contudo em culturas diferentes existem diferentes sistemas não verbais distintos, vejamos: a mão fechada com o polegar para cima em Portugal