Evolução do pensamento administrativo
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
TUTORA ELANICE LAMBERTES MULLER
ALUNO MARCELO IRINEU NUNES
ESTÂNCIA VELHA-RS MARÇO 2010 ATIVIDADES DO LIVRO Elementos básicos sobre a evolução do pensamento administrativo
1) Sim! Respeito pela dignidade humana, menos burocracia, modelo de comportamento dos sistemas para melhorar os processos, valorizar o trabalhador de forma racional e eficiente, com menor risco e valorizar as iniciativas em busca de melhores resultados.
2) Mais focado na sua função, nas suas tarefas, nas diretrizes de seus superiores. Os trabalhos são burocráticos e centralizados
3) Sim! A burocracia de outras formas históricas, era formalizador, ineficiente, desanimador, lento e geralmente irracional. Diferente como pensava Max Weber, via mais eficiência, rapidez e competência.
4) Sim! Por que na indústria moderna, com os avanços tecnológicos, como a automação industrial, reduz a mão de obra e que precisa ser mais qualificada. O homem passou a utilizar sua capacidade intelectual no processo. O trabalhador passou a ser mais polivalente e com um nível de conhecimento melhor. Assim os operários ou funcionários as organizações, passam a ser mais valorizados e renumerados financeiramente.
ABORDAGEM DA TEORIA CLÁSSICA ÀTEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRA
1) De ajustar o homem ao trabalho, direcioná-lo na melhor maneira no seu processo. Há várias teorias e todas foram ou serão ajustadas, por que o homem evoluiu , e na medida em que evoluímos, há necessidade de estar mais preparados e focados nos acontecimentos, nas transformações que o mercado exige.
2) Para se ter ou fazer algo na prática( ter ou ver os resultados) , necessita-se fazer, elaborar e planejar uma boa teoria. A pratica é o resultado da teoria.
3) Análise da